Perguntas Frequentes






P: Que cidade que você está?
R: Eu estou em Chichester, West Sussex. Chichester é uma cidade pequena no sul da Inglaterra, quase litoral. Fica à 87 km de Londres e tem pouco mais de 23,000 pessoas (censo de 2001). Eu tinha 4 opções de cidades: Chichester, Worthing, Hove e Bournemouth. Todas ficam bem pertinho uma da outra e são mais ou menos parecidas.

P: Por que você não vai ficar em Londres?
R: Londres é uma cidade enorme, e nunca mandam intercambistas (de high school) pra lá. Na maior parte das vezes, os intercambistas são mandados pra cidades pequenas para poderem ter um melhor aproveitamento. No meu caso, Chichester é bem perto de Londres e eu posso ir pra lá de diversas maneiras.

P: Quando tempo dura o seu intercâmbio?
R: Um ano letivo. Ou seja, desde Setembro de 2011 até o finalzinho de Junho de 2012. 


P: Você sempre quis ir pra Inglaterra?
R: Sim e não. Sim, sempre quis conhecer a Inglaterra (culpa do meu pai que me viciou nos Beatles desde quando eu era bebê). Mas quando eu pensei na idéia de fazer um intercâmbio, eu primeiramente queria ir pro Canadá, uma vez que eu tinha pesquisado e ouvido falar coisas ótimas de lá. Eu ainda quero conhecer o Canadá um dia, mas o meu coração pertence à terra da rainha mesmo. Sou simplesmente facinada por tudo o que vem de lá. Como meu pai mesmo diz, meus olhos brilham só de alguém mencionar a palavra Inglaterra.

P: Todo mundo diz que eles são muito frios. / Me disseram que a prima da amiga da minha tia conheceu alguém que fez intercâmbio e que os “pais” dela lá faziam ela quase de empregada! / Você vai sofrer muito preconceito, não acha não?
R: O problema é que nos deixamos levar pelo senso comum. O que acontece lá é que eles são bem mais reservados que os brasileiros, e muita gente confunde isso com frieza e até falta de educação. Claro que isso também depende muito de onde você vai ficar, com quem você vai se relacionar e o jeito que você vê as coisas. Um das principais características de um intercambista é ter a mente aberta, e isso eu tenho certeza que eu tenho. Bom, sobre da pessoa ali que foi tratada “quase como uma empregada”: Olha gente, no exterior é raro as pessoas terem empregadas ou diaristas (ou secretária, doméstica, como vocês queiram chamar). Isso mesmo, todo mundo na casa ajuda nas tarefas como lavar a louça, arrumar o quarto, lavar o banheiro, passar roupa… No meu caso isso vai ser digamos que uma experiência nova, porque aqui em casa eu nunca tive que fazer nada (e me sinto meio mimada por isso). Se eu vejo isso como uma dificuldade? De jeito nenhum! Eu vejo isso como um aprendizado que eu vou levar pra minha vida inteira. Uma das opções que pode ter acontecido com a pessoa que eu mencionei lá é que ela pode ter pego um programa de Au Pair, em que basicamente você mora com uma família e trabalha como babá das crianças (além de estudar, claro). Isso é bem comum nos EUA. Ou então acontecer o que eu tinha falado anteriormente (da divisão de tarefas). Ou então a pessoa tem uma puta de uma má sorte de cair numa família louca e a puta de uma idiotice de não comunicar o que tava acontecendo pra sua coordenadora local. Sobre o preconceito: eu espero que não sofra nenhum tipo de discriminação, apesar de que falam que os europeus são meio xenofóbicos. Isso tudo, como eu disse, é bem relativo. Como eu sempre falo: que faz o seu intercâmbio ser inesquecível ou não é você! Cabe a você encarar os problemas de frente ou levar tudo calada e se deixar abalar por qualquer coisinha.

P: Como é sua acomodação? Casa de família, morar na escola, república…?
R: Eu estou em casa de família. Por que eu escolhi isso? Bom, morando na casa de uma legítima família inglesa eu estou em contato direto com a cultura britânica, além do que meus pais ficaram bem mais tranquilos, sabendo que eu não iria estar lá “sozinha”. Minha família é composta pela mãe - Samantha, o pai - Keith, e os irmãos Lauren e Tommy, de 14 e 5 anos, respectivamente. Ah, e o Collin - o gato da família!


P: É muito caro fazer intercâmbio? E o custo de vida?
R: Não vou mentir, é caro fazer um intercâmbio. E é por isso que eu vou agradecer pro resto da minha vida essa oportunidade que meus pais estão me proporcionando. Claro que isso depende do tempo que você vai ficar fora, do tipo de acomodação, do tipo e de escola, e principalmente do país que você vai ficar. A Inglaterra é um dos países mais caros, mas pra quem sonha grande, nada é impossível. Eu fico como prova viva disso. O custo de vida na Inglaterra é um dos maiores do mundo, principalmente por causa da moeda (libra esterlina, que tá mais cara que o euro). Nas cidades pequenas o custo é menor, mas ainda é alto.

P: Você vai perder o ano quando chegar aqui no Brasil?
R: Não, o curso é reconhecido pelo MEC e eu vou fazer as matérias que eu cursaria no Brasil. Eu tenho que fazer uma matéria de cada uma das seguintes áreas: Matemática, Ciências, Humanas, Línguas e Artes ou Esporte. Eu escolhi fazer, respectivamente, Further Maths, Biologia, Geografia, Inglês (é obrigatório) e Fotografia. 

P: Por qual agência você está fazendo o intercâmbio?
R: Eu estou fazendo pela STB - Student Travel Bureau. Eu recomendo bastante a STB! O pessoal da agência da Asa Sul é um amor!






“Stop saying I WISH,
Start saying I WILL!”