20 janeiro 2012

Dicas de Londres - comportamento

O tão requisitado post chegou, galera! Para o post não ficar muito grande e cansativo de ler, resolvi dividir ele em partes. Essa parte vai ser mais sobre dicas de comportamento em Londres. As outras partes serão sobre dicas de lojas, atrações turísticas e acomodação. Sem mais delongas, vamos às dicas para quem quer visitar ou apenas saber um pouco mais de Londres.



  • Leve sempre um guarda-chuva consigo


Não importa a época do ano: é bem provável que chova em Londres. Por isso, é sempre bom ter um guarda-chuva na bolsa ou na mochila, até porque o tempo pode fechar à qualquer momento. Além disso, você provavelmente vai andar bastante à pé e de metrô ou ônibus, então prefira aqueles que são fáceis de carregar e práticos na hora de abrir. Como eu disse, é bem provável que chova em Londres, mas é bem útil ver a previsão do tempo antes de vir (e até mesmo quando você já está aqui!). Dessa forma, você pode ter uma ideia melhor do que vestir, se vale à pena levar guarda-chuva, sapatos impermeáveis e etc. Dá pra ver a previsão do tempo na internet mesmo, ou em alguns aplicativos para quem tem iPhone ou iPod ou iPad ou iTudo... 

  • Fique atento às tomadas e à voltagem dos aparelhos


A voltagem de Londres é de 220V, e tanto lá quanto na Inglaterra inteira, eles tem a tomada de 3 pinos. Isso significa que os aparelhos brasileiros (e americanos, etc) precisam de adaptador. O meu eu comprei no Brasil mesmo, e é um adaptador universal, que se encaixa na maioria das tomadas do mundo. Ele é bem útil! Para quem está aqui na Inglaterra ou pretende comprar o seu aqui, uma dica é comprar na Boots (uma rede de "farmácias" que tem em todo canto) ou na Poundland (onde é tudo por £1). Lembre-se também que além da tomada propriamente dita, existe um interruptor. Para que seu aparelho funcione, além de conectá-lo na tomada, você tem que ligar o interruptor. 

  • Use as palavrinhas mágicas



Não estou falando de Abracadabra, Alakasam, e muito menos de Avada Kedavra! Estou falando de thank you, please, sorry e excuse me. Os ingleses podem ter a fama de frios, mas não são mal-educados (ok, pelo menos a maioria deles). Você vai perceber que eles te tratam 500% melhor quando você fala um por favor ou um obrigado. Sorrir também ajuda muito! E claro, não aplique isso só para quando você estiver aqui. Leve isso para todo lugar que você for. Uma boa dose de educação e um sorriso no rosto é o bastante para conquistar muita gente!

  • Lembre-se da conversão de moedas


Você pode achar uma blusa linda por £25, mas lembre-se sempre de converter esse preço para reais antes de comprar. Será que vale a pena pagar aquilo tudo por uma blusa? A libra é uma das moedas mais caras do mundo (se não for A mais cara), então tome bastante cuidado com isso. Há vários aplicativos de conversores de moedas, nos quais você pode ver a cotação em tempo real. Você também pode ver pela internet ou nos jornais (tanto impressos quando televisivos).

  • Evite andar sozinho à noite, principalmente em bairros muito remotos


Isso parece recomendação de mãe super-protetora, mas vale a pena reforçar. Evite ao máximo sair sozinho à noite, principalmente em lugares suspeitos ou muito desertos. Lembre-se que Londres, apesar de ser bem mais segura que muita cidade por ai, continua sendo uma cidade enorme cheia de gente com intenções não muito boas. Fique atento ao seus pertences e ao ambiente ao seu redor. 

  • Previna-se contra resfriados

Novamente, essa dica parece uma daquelas recomendações de mãe. Como você vai estar em diferentes temperaturas o tempo todo (da rua para as lojas, para as ruas de novo, para o metrô e etc), o seu corpo pode se enfraquecer e você pode acabar pegar um resfriado. E é óbvio que você não vai querer estar doente em Londres, vai? Uma alternativa para tentar aumentar a resistência do seu corpo é investir em vitaminas A, C e E, tanto em comprimidos quanto na sua própria alimentação. Esse post tem várias dicas!

No metrô: 

  • Nas escadas rolantes (e nos corredores) nunca fique parado do lado esquerdo



O lado esquerdo das escadas rolantes se destina aos apressados que usam o caminho livre para descer ou subir rapidinho. O lado direito, no entanto, se destina aos pacientes que ficam paradinhos acompanhando o andar da escada. Esse vídeo ilustra bem como é.

  • Cuidado com os seus pertences

Para evitar os pickpockets (aqueles ninjas que metem a mão no seu bolso/bolsa/mochila e pegam sua carteira ou outros objetos), aqui vão algumas dicas: Se você está com uma bolsa, não a deixe para trás e segure-a bem. Se você está com uma mochila, tire-a das costas antes de embarcar no trem e deixa-a nos seus pés. Dessa forma, você fica de olho nela e ainda não atrapalha o espaço dos outros passageiros.

  • Deixe que os passageiros desembarquem antes de você entrar no trem 

Eu acho que eu nem deveria falar isso, já que eu acho que é uma atitude que deveria ser natural à todo mundo. Você evita confusões e ainda otimiza o tempo para você entrar no trem. Não é regra, é claro, mas é uma questão de educação, sabe? Muitas vezes no Brasil isso é desrespeitado, mas vamos fazer dessa atitude - esperar que os outros possam sair antes de você entrar - um costume.

  • Tenha um mapa do metrô de Londres



É bem útil ter um mapa de Londres com a indicação das linhas do metrô. Toda estação tem um grande poster com esse mapa, mas geralmente tem uma multidão ao redor dele. Esses mapas vendem em várias partes da cidade, e por experiência própria, são bem úteis quando você não tem muito tempo para gastar enfrentando a multidão que, como você, quer dar uma olhada no mapa que tem nas estações. Uma alternativa bem prática é baixar o aplicativo do metrô de Londres no seu celular (ou again, iPod, iPad, iAnything...)

Bom, acho que é isso. Se vocês tiverem alguma dúvida ou alguma outra dica, postem nos comentários. Beijinhos e até o próximo post, amados. xx

Taty.

7 comentários:

Mah disse...

Nossa, achei o post muito legal porque, normalmente, quando as pessoas escrevem dicas sobre lugares é só falando onde se deve ir e tals... Gostei muito! :)

Achei interessante o negócio da escada rolante, deve ser BEM mais organizado do que no Brasil, que fica aquele empurra-empurra desgraçado, aushhsauhs. Aí as pessoas esperam os passageiros saírem antes de entrar mesmo? :O

Uma perguntinha: quando você chegou na Inglaterra era final de verão né? O clima aí estava como? Tipo, você já teve dias quentes aí?

De novo, adorei o post!!

Bjs!! :)

Ana Caroline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Caroline disse...

Nossa interessante o negócio da escada rolante... e achei tão legal a parte da voltagem em Londres ser a mesma daqui porque fica mais fácil , é só comprar o adaptador *O* As pessoas em Londres costumam tratar bem os estrangeiros? Assim, as pessoas tem dificuldade em entender o que você tá dizendo ? Quando eu fui na Disney algumas pessoas não entendiam o que eu tava falando ai agente fazia mimima etc mas outras tipo, ignorava :/
Taty, quando vc vai pra França ?

Nathália Neves disse...

Adorei as dicas! Realmente são mt uteis e a das palavrinhas mágicas é ótima pq também acho que elas e um sorriso ajuda muito! E a parte do mapa do metrô é complicado achar as linhas e os lugares pra onde vai? Pq eu já vi um e não entendi mta coisa não :x
Beijo!

Tatyanna Gois disse...

Respondendo:

Mah: Obrigada :) Sim, é bem organizado mesmo! E sim, eles esperam! O clima estava ótimo: calor, sol, céu azul... Se você ver lá pra trás tem um post sobre o dia que eu fui pra praia! :) Bjs.

Ana: Fica bem mais fácil mesmo :) Olha, geralmente sim. Mas eu to falando com a experiência que eu tive. Tem uma amiga minha que simplesmente não foi tratada bem, do nada ): Hm, vou pra França em menos de 1 mês *-*

Nathália Neves: Obrigada :) Não é muito complicado não Nathália, só precisa de um pouco de prática. Beijos.

Anônimo disse...

Minha irmã ficou em Ramsgate. Toda vez que ela ia pro pub que era ponto de encontro dos intercambistas,um cara todo de preto seguiu ela. E foram várias vezes.

Tati disse...

Nooossa,muito cool esse post :D
Obrigada pela ajuda :)